Entenda as funções administrativas de uma empresa

0

funções administrativas de uma empresa

As funções administrativas fazem parte da rotina de qualquer empresa. Quando aplicadas à gestão de uma organização, essas funções administrativas são responsáveis por melhorar os processos operacionais e os resultados da empreitada, mas de que forma isso funciona?

Primeiramente, é preciso conhecer e entender como cada função administrativa funciona dentro de uma empresa. São 4 funções encarregadas de estabelecer uma gestão eficiente, sendo elas: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Quer saber mais sobre as 4 funções administrativas de uma empresa? Confira nosso guia abaixo e entenda suas funções e como aplicá-las a sua empreitada:

●    Planejamento

Estabelecer objetivos e planejar-se de maneira estratégica para alcançá-los é a base de qualquer empreendimento.

O planejamento é a função administrativa responsável por resolver questões internas, pensando e discutindo qual o melhor caminho para a execução de um projeto planejado com base em estudos de mercado, projeções de futuro e estratégias de operação.

●    Organização

Como colocar em prática tudo que foi planejado? Essa é a responsabilidade da segunda função administrativa, a organização.

Organizar-se e definir de que maneira o projeto será feito, ou o melhor caminho para desenvolver uma ideia, requer uma visão sistêmica coletiva e individual acerca dos processos produtivos da empresa, buscando a união entre produtividade e eficiência para execução do projeto planejado dentro do prazo disponível, sem erros e desperdícios.

●    Direção

A função administrativa da direção pode ser vista como a mais complexa entre as 4 funções, uma vez que a mesma está relacionada à liderança da empresa.

Dirigir é liderar e mobilizar recursos humanos, distribuir tarefas e incentivar a colaboração dos profissionais envolvidos no processo operacional da empresa. É uma função que vai muito além de ocupar um cargo elevado dentro da empresa, estando relacionada a uma administração inteligente e ciente do potencial da equipe de colaboradores.

●    Controle

A última função administrativa é aquela encarregada de garantir que o trabalho será bem executado: o controle.

O controle envolve a criação de padrões de qualidade e desempenho, encarregados analisar a execução das funções administrativas anteriormente citadas. Quanto mais indicadores técnicos você tiver, melhores condições terão de fazer uma avaliação sólida e ciente dos pontos a serem melhorados e falhas a serem corrigidas, obtendo total controle do processo operacional e administrativo da organização.

Quer saber mais sobre funções administrativas? Venha para a Inova e conheça nossas soluções tecnológicas para gestão de empresas, tais como e-mail corporativo, cloud e microsoft office 365. Visite nosso site e entre em contato conosco!

Entre em contato agora com a Inova:



Comentários no Facebook